formação profissional

Formação profissional: a melhor estratégia para potenciar o talento dos seus colaboradores

07/08/2024

Existem boas empresas e empresas verdadeiramente inovadoras, produtivas e competitivas. Tal como existem boas equipas e equipas que são verdadeiras campeãs! E a diferença entre estes cenários pode estar na formação profissional, já que colaboradores mais qualificados são colaboradores mais motivados, mais competentes e mais aptos a enfrentar qualquer desafio. 

Continue a ler para descobrir como é que a formação pode ser a chave para o sucesso do seu negócio!

O que é formação profissional?

Formação profissional é um processo de desenvolvimento de conhecimentos que visa dotar os trabalhadores de competências, habilidades e atitudes, preparando-os para desempenhar funções específicas no mercado de trabalho.Em Portugal, a formação profissional está definida no âmbito do SNQ ou Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007 alterado pelo Decreto-Lei nº 14/2017) que integra as estruturas, instrumentos e modalidades de ensino e formação em articulação com o Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) com vista a melhorar a formação de base da população através da progressão escolar e profissional.

 

Quais são os objetivos da formação profissional?

De acordo com o artigo 130.º do Código do Trabalho (Lei n.º 7/2009 de 12 de fevereiro), a formação profissional tem por objetivo:

a) Proporcionar qualificação inicial a jovem que ingresse no mercado de trabalho sem essa qualificação;

b) Assegurar a formação contínua dos trabalhadores da empresa;

c) Promover a qualificação ou reconversão profissional de trabalhador em risco de desemprego;

d) Promover a reabilitação profissional de trabalhador com deficiência, em particular daquele cuja incapacidade resulta de acidente de trabalho;

e) Promover a integração sócio-profissional de trabalhador pertencente a grupo com particulares dificuldades de inserção.

A formação profissional é obrigatória?

Sim, o Código do Trabalho indica que todas as empresas têm a obrigação de dar formação profissional aos seus colaboradores: 40 horas anuais de período mínimo de formação contínua no local de trabalho. A par, existem certas profissões com requisitos legais mais específicos a nível de formação contínua e certificada (como o setor da saúde, segurança no trabalho e serviços financeiros) e também existe um decreto-lei que define o regime da formação profissional na administração pública. 

Assim, mais do que obrigatória, esta é uma prática recomendada porque contribui para a competitividade, inovação e retenção de talentos, além de promover um ambiente de trabalho mais eficiente e motivado.

 

Importância da formação profissional para empresas e trabalhadores

Se por um lado, os trabalhadores precisam de cursos de formação profissional para alcançarem os melhores cargos numa área específica, por outro, as empresas precisam de trabalhadores com formação profissional adequada, capazes de garantir a sua competitividade. Portanto, a formação é cada vez mais uma prioridade, tanto para as empresas como para os colaboradores, e vamos explicar porquê!

Para as empresas, a formação profissional é importante porque:

  • Aumenta a competitividade no mercado, devido aos colaboradores bem formados.
  • Melhora a eficácia dos processos e produtividade geral dos negócios, graças à mão de obra cada vez mais qualificada.
  • Intensifica a satisfação e lealdade dos trabalhadores, o que contribui para a retenção de talentos, para a redução da rotatividade e em consequência, para uma menor necessidade de contratação. 
  • Facilita a adaptação a mudanças, como novas tecnologias ou métodos de trabalho, ajudando as empresas a manterem-se atualizadas com as tendências do setor.
  • Promove uma cultura empresarial focada no desenvolvimento contínuo e na melhoria constante.

Para os trabalhadores, a formação profissional é importante porque:

  • Permite ampliar conhecimentos já adquiridos, desenvolver competências e aperfeiçoar habilidades, tornando os trabalhadores mais qualificados e eficientes.
  • Aumenta as oportunidades de emprego, a diferenciação entre pares, a progressão na carreira e, claro, a promoção profissional e salarial.
  • Facilita a adaptação às mudanças constantes no mercado de trabalho e também a novas funções, tecnologias e processos dentro da empresa.
  • Contribui para a segurança no emprego e para a satisfação pessoal e profissional dos trabalhadores, promovendo um maior envolvimento e motivação.
  • Fortalece as relações interpessoais, promovendo o teambuilding.
  • Oferece boas oportunidades de networking, onde se podem estabelecer contactos valiosos.

     

Como começar a investir em formação profissional?

Já não tem dúvidas a respeito da importância da formação profissional para as empresas e trabalhadores, mas não sabe por onde começar? Deixe-nos ajudar! 

Comece por identificar as necessidades de formação na sua empresa, analisando as lacunas a nível de competências dos colaboradores. Além disso, avalie as tendências e mudanças no seu setor de atividade para antecipar necessidades futuras no que toca a cursos de formação profissional.

A seguir, desenvolva um plano de formação com objetivos específicos e claros, cronogramas, recursos e métodos de avaliação, entre outros pontos.Depois, escolha o método e as parcerias estratégicas. Por exemplo, decida se vai recorrer ao IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) ou colaborar com alguma instituição de ensino, centro de formação ou mesmo plataforma de e-learning, caso opte por formação online.

Por fim, monitorize os resultados, usando métricas para avaliar a eficácia dos programas de formação profissional na sua empresa, e peça a opinião dos formandos para ajustar os cursos conforme necessário.

Como dar formação profissional aos trabalhadores?

Existem vários tipos de formação profissional para promover a aprendizagem contínua e o desenvolvimento das competências dos seus colaboradores. Por exemplo:

  • Cursos de formação profissional reconhecidos pelo Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) e promovidos por entidades como o IEFP.Programas financiados pela União Europeia.
  • Programas de formação contínua específicos para as necessidades da sua empresa, desenvolvidos em parceria com universidades e institutos politécnicos.
  • Cursos especializados em várias áreas relevantes para o setor da sua empresa promovidos por centros de formação.
  • Cursos personalizados e adaptados às necessidades do seu negócio ministrados por consultoras especializadas em formação profissional.
  • Programas de formação interna, como workshops, seminários e formação on-the-job que permite que os colaboradores aprendam enquanto trabalham. 

Além disso, pode criar planos de desenvolvimento individual para cada colaborador, identificando áreas de melhoria e oportunidades de formação.

Quer aproveitar os incentivos e subsídios do governo português? O IEFP oferece várias oportunidades a nível de formação profissional para reduzir custos e maximizar o impacto da aprendizagem. 

Conheça as modalidades de formação!

Como vê, investir em formação profissional é uma estratégia que beneficia tanto as empresas quanto os trabalhadores. Por um lado, aumenta a motivação, a produtividade, a competitividade e a inovação. Por outro, abre as portas ao crescimento pessoal e profissional, demonstrando o compromisso da sua empresa com o bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores. Compromisso esse que pode e deve incluir outros benefícios como o cartão refeição, seguro de saúde e cheque creche! 

Consulte a Pluxee para mais informações.

Não perca os nossos conteúdos

Receba em primeira mão os nossos posts diretamente no seu e-mail