O que é o Cartão de Refeição?
O cartão de refeição é um cartão pré-pago para a atribuição mensal do subsídio de alimentação aos colaboradores de uma empresa.
Ao utilizar o Sodexo Refeição Pass, as empresas poupam em TSU e podem oferecer um subsídio maior aos seus colaboradores, que poupam também em IRS.
Feito a pensar numa gestão fácil e intuitiva, o Sodexo Refeição Pass tem tudo o que precisa para tirar o máximo proveito do subsídio de alimentação.

Principais vantagens
do Sodexo Refeição Pass para empresas

Portal Cliente Sodexo
A gestão é fácil
O Portal Cliente Sodexo é uma plataforma digital que permite gerir a atribuição do subsídio de refeição aos seus colaboradores de forma autónoma.
Prático e intuitivo, torna-se rapidamente num aliado essencial para uma boa gestão dos Recursos Humanos da sua empresa.
- Pedido de cartões
- Carregamentos
- Cancelamentos
- Consulta de faturas
Sodexo Refeição Pass
para os colaboradores
O Sodexo Refeição Pass é a melhor forma de receber o seu subsídio de refeição e tem cada vez mais vantagens.
Tem ao seu dispor toda a Rede Visa, que lhe permite tirar máximo partido do seu subsídio de alimentação.
Experimente o nosso simulador e veja como pode beneficiar de um maior poder de compra.

Principais vantagens
do Sodexo Refeição Pass para colaboradores

Toda a informação, sempre disponível, com a App Sodexo PT
A App Sodexo PT dá todo o suporte que os colaboradores necessitam para gerir o seu subsídio de refeição:
- Consulta de saldo, em tempo real, e movimentos
- Ativação e bloqueio instantâneo do cartão
- Cartão digital e carteiras digitais Em Breve
- Consulta de PIN digital
Sodexo Club
Portal de descontos e promoções
O Sodexo Club é uma plataforma de acesso exclusivo para os utilizadores Sodexo que oferece um mundo de descontos e promoções em marcas de prestígio, de diferentes categorias.
Os descontos são aplicados através de cupão digital (desconto imediato) ou Conta VIP onde é acumulado o valor, que depois o colaborador poderá transferir para a sua conta bancária.




Sodexo Club
Portal de descontos e promoções
O Sodexo Club é uma plataforma de acesso exclusivo para os utilizadores Sodexo que oferece um mundo de descontos e promoções em marcas de prestígio, de diferentes categorias.
Os descontos são aplicados através de cupão digital (desconto imediato) ou Conta VIP onde é acumulado o valor, que depois o colaborador poderá transferir para a sua conta bancária.




Pagamentos digitais
com o Sodexo Refeição Pass
Perguntas Frequentes
É um serviço que permite às empresas disponibilizar e gerir o subsídio de refeição dos seus colaboradores.
Para Empresas e Colaboradores
Permite uma otimização fiscal em sede de IRS e TSU até 60% superior à disponibilização do subsídio de refeição em dinheiro, proporcionando uma redução significativa dos encargos para a Empresa e um maior poder de compra para os Colaboradores (de acordo com o OE2023, a titularização do subsídio de refeição está isenta até 9,60 euros/dia enquanto que esse limite é de apenas 6 euros/dia no caso do pagamento em numerário). A solução da Sodexo oferece ainda às Empresas uma gestão facilitada e totalmente digital do benefício por via do Portal Cliente Sodexo, e um conjunto alargado de vantagens para os Colaboradores, como a App Sodexo PT ou o Sodexo Club, entre outras.
Para Parceiros
O Sodexo Refeição Pass é usado diariamente por 200 mil utilizadores cujo subsídio de alimentação tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Aderir à Rede de Parceiros da Sodexo dará seguramente um impulso significativo ao seu negócio. Saiba mais aqui.
A partir de 1 colaborador, a empresa poderá aderir junto da Sodexo Portugal, através do email atendimento.portugal@sodexo.com, pelo telefone 808 911 267 ou através do site sodexo.pt.
Para saber mais acerca das condições de adesão à solução Sodexo Refeição Pass é possível fazer uma simulação aqui e pedir uma proposta ou enviar um email com o pedido para atendimento.portugal@sodexo.com.
Para saber mais acerca das condições de adesão à Rede de Parceiros Sodexo peça uma proposta através do link ou enviando um email para rede.parceiros@sodexo.com ou contactando o 808 911 267.
O pedido de emissão de um novo cartão Sodexo Refeição Pass pode ser feito com toda a comodidade através do Portal Cliente Sodexo.
Todos os meses a empresa efetua um pedido de carregamento dos cartões Sodexo Refeição Pass de forma totalmente digital, através do Portal Cliente Sodexo. O valor correspondente ao subsídio de refeição é disponibilizado no prazo de até 48 horas úteis.
O pedido de carregamento pode ser feito com toda a comodidade através do Portal Cliente Sodexo. Pode fazer o pedido de carregamento de 3 formas:
• Preenchendo um formulário individual para cada Colaborador.
• Utilizando o ficheiro Excel disponível no Portal Cliente Sodexo.
• Fazendo upload do ficheiro que normalmente utiliza no homebanking Mbcp.
Saiba mais aqui.
O pedido de substituição de um cartão Sodexo Refeição Pass pode ser feito com toda a comodidade através do Portal Cliente Sodexo.
Não é possível alterar o PIN do novo cartão Sodexo Refeição Pass. É, no entanto, possível consultá-lo através da Linha de Apoio a Colaboradores ou através da App Sodexo PT. 707 911 267 (custo por chamada de € 0,11/min na rede fixa e € 0,16/min na rede móvel) / 910 131 111 / 938 131 111 / 961 461 111 (tarifário aplicável de acordo com o operador para rede móvel nacional)
O pedido de cancelamento de um cartão Sodexo Refeição Pass pode ser feito com toda a comodidade através do Portal Cliente Sodexo.
O número da Linha de Apoio a Clientes e Parceiros é o 808 911 267. Também pode enviar um email para atendimento.portugal@sodexo.com .
É possível consultar o saldo em tempo real e a qualquer momento através da App Sodexo PT ou do Portal de Colaboradores. É possível ainda consultar o saldo através da Linha de Apoio a Colaboradores: 707 911 267 (custo por chamada de € 0,11/min na rede fixa e € 0,16/min na rede móvel) / 910 131 111 / 938 131 111 / 961 461 111 (tarifário aplicável de acordo com o operador para rede móvel nacional).
Sim, o saldo remanescente ao final de cada mês continua disponível no cartão no mês seguinte.
Se o saldo do cartão for inferior ao montante da despesa que o utilizador pretende pagar, o terminal de pagamento automático (TPA) apresentará um erro e não será possível concluir o pagamento. Assim, o utilizador deverá estar a par do valor do seu saldo e conseguirá fazê-lo através da Linha de Apoio a Colaboradores e através da App Sodexo PT.
Não. Dada a sua qualidade de título de refeição, enquadrado pela legislação nacional e pelo benefício fiscal associado, o cartão Sodexo Refeição Pass apenas pode ser utilizado em Portugal Continental, Madeira e Açores, estando vedado o acesso a pagamentos no estrangeiro.
Não, o subsídio de refeição quando pago em cartão, dada o seu enquadramento legal, não permite a troca, total ou parcial, do seu valor por numerário.
Não existe um valor mínimo ou máximo para utilização do cartão Sodexo Refeição Pass.
O PIN pode ser consultado através da Linha de Apoio a Colaboradores ou através da App Sodexo PT.
- 707 911 267 (custo por chamada de € 0,11/min na rede fixa e € 0,16/min na rede móvel)
- 910 131 111
- 938 131 111
- 961 461 111
(tarifário aplicável de acordo com o operador para rede móvel nacional).
Poderá descarregar a App Sodexo PT através da Apple Store e do Google Play, e gerir, de forma fácil, o seu cartão Sodexo Refeição Pass. Através desta app é possível consultar o saldo em tempo real, verificar os movimentos em detalhe, consultar o PIN, e ativar e bloquear o cartão de forma imediata. Em breve será possível também associar o cartão a carteiras digitais diretamente através da app, assim como pesquisar a Rede de Parceiros e obter as suas coordenadas.
A App Sodexo PT está disponível para os sistemas operativos Android e iOS, podendo fazer download na App Store ou no Google Play.
Em caso de perda, roubo ou extravio do cartão, o Colaborador pode, através da App Sodexo PT proceder ao seu bloqueio e posterior ativação caso recupere o cartão Sodexo Refeição Pass. Após o bloqueio através da app, terá sempre que contactar a Linha de Apoio ao Colaborador, disponível 24h para perda e roubo:
- 707 911 267 (custo por chamada de € 0,11/min na rede fixa e € 0,16/min na rede móvel)
- 910 131 111
- 938 131 111
- 961 461 111
(tarifário aplicável de acordo com o operador para rede móvel nacional).
Deverá pedir também o cancelamento e substituição do cartão à sua entidade empregadora.
Sim, o cartão Sodexo Refeição Pass pode ser usado para pagar encomendas online de refeições e bens alimentares.
Em breve será possível associar o novo cartão às carteiras digitais Apple Wallet ou Google Wallet.
O cartão pode ser utilizado em estabelecimentos e plataformas digitais do setor alimentar que tenham acordo com a Sodexo Portugal e que dispõem de terminal de pagamento automático que aceite Visa.
Os números da Linha de Apoio a Colaboradores são o 707 911 267 (custo por chamada de € 0,11/min na rede fixa e € 0,16/min na rede móvel), 910 131 111, 938 131 111, 961 461 111 (tarifário aplicável de acordo com o operador para rede móvel nacional). Também é possível enviar um email para atendimento.portugal@sodexo.com .
A Rede de Parceiros Sodexo é composta pelos estabelecimentos de restauração e de venda de bens alimentares que aceitam o cartão Sodexo Refeição Pass. Pertencer a esta Rede é ter acesso aos mais de 200 mil clientes que usam o cartão Sodexo Refeição Pass diariamente.
Qualquer estabelecimento do Setor Alimentar/Restauração que dispõe de terminal de pagamento automático que aceite Visa é elegível para ser Parceiro Sodexo.
Mais de 200 mil pessoas usam o seu subsídio de alimentação, diariamente, através do cartão Sodexo Refeição Pass. São clientes, fiéis aos estabelecimentos da Rede de Parceiros Sodexo, que têm visto o valor do seu subsídio aumentar ao longo dos últimos anos. Ao juntar-se a esta Rede ganha assim acesso a uma alavanca que irá impulsionar significativamente o seu negócio.
Pode fazer o seu pedido de adesão aqui ou entrar em contacto connosco através do 808 911 267 ou rede.parceiros@sodexo.com
Basta que o TPA (Terminal de Pagamento Automático) tenha protocolo com a rede Visa.
É possível consultar as faturas a qualquer hora na Área Reservada de Parceiros.
O número da Linha de Apoio a Parceiros é o 808 911 267. Também pode enviar um email para rede.parceiros@sodexo.com .
Todos os estabelecimentos que estabeleceram acordos comerciais com a Sodexo Portugal aceitam o Sodexo Refeição Pass como meio de pagamento.