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Como pode o plano de negócios alavancar o seu negócio?

25/05/2023

Tem um negócio, ou ideia de negócio, e já tentou angariar informação de financiamento ou apoio? Decerto já lhe indicaram que o próximo passo é a elaboração de um plano de negócios.

Neste artigo vamos abordar os seguintes temas para garantir a construção de um bom plano de negócio: 

Se acha que é tarefa impossível, leia este artigo. Não precisa ser expert em finanças para construir um bom plano de negócios. Tem sim, de conhecer bem o negócio que pretende desenvolver. 

Na realidade, costumamos dizer, que a elaboração de um plano de negócios serve para nos ajudar a consolidar as nossas próprias ideias do que é o nosso negócio. Não é incomum um plano de negócios começar com uma ideia e terminar como outra ligeiramente diferente. Mais completa, mais focada, mais orientada para os seus objetivos do negócio. 

 

Razões por que deve fazer um plano de negócios

Quando temos uma ideia de negócio, e até pensamos nela há algum tempo, reunimos todos os argumentos para o seu sucesso. Mas ao esquematizar tudo num plano de negócios, conseguimos refletir sobre aspetos estratégicos e operacionais muito concretos dessa ideia.

Por outro lado, ele é a porta de entrada no mundo dos pedidos de apoio/empréstimos bancários, financiamento e investimentos. E isto acontece por dois motivos:

  1. É um modelo aos qual os profissionais já estão habituados e por isso conseguem facilmente “navegar” no documento, recolhendo a informação que precisam para avaliar a sua ideia e preparação. 
  2. Este documento é obrigatório nos processos de candidatura a financiamentos estruturados, europeus e governamentais. 

 

Vantagens de um plano de negócio bem estruturado  

Outras vantagens de realizar um plano de negócios bem estruturado prendem-se com o facto de facilitar:

  • um valor de negócio que pode ter vários propósitos,
  • identificar potenciais ameaças e oportunidades,
  • a análise de novas estratégias empresariais (diversificação, novos produtos, redução de linhas, etc.),
  • a análise da concorrência e do mercado em si. 

Estes pontos são de extrema relevância, para gerir um negócio, mas também para avaliar a competência com que esse negócio está a ser gerido, facilitando o acesso a financiamentos ou empréstimos.

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Como elaborar um plano de negócio? 

São vários os elementos necessários para elaborar um plano de negócio, alguns mais relevantes, uns mais técnicos e outros mais generalistas. Eles são:

 

Sumário executivo

Este é um resumo das informações mais importantes e que dão o overall do negócio, do ponto de situação e dos recursos a implementar e já implementados. Aqui deve estar claro o seguinte:

  • Nome do projeto e área de atividade;
  • Missão, Visão, Posicionamento da empresa (informação curta que resume onde e como a empresa se pretende posicionar);
  • Que recursos são necessários: humanos, técnicos e financeiros;
  • Prazo previsto para começar a apresentar lucros;
  • Qual o potencial de mercado existente e porque o projeto é uma boa aposta;
  • Pontos fortes e fracos do projeto (comprovando que estamos conscientes do que temos de vantagens, mas também de melhorias a fazer);

 

Análise de mercado

A análise de mercado pretende entender como o posicionamento da empresa é pertinente, identificando segmentos de potenciais clientes, concorrência direta e indireta, facilidade de acesso a fornecedores e seu poder negocial.

 

Plano e modelo financeiro

Aqui pode precisar de apoio de alguém com expertise em gestão pois indicar-lhe-á modelos de apresentação de “números”: Custos fixos, custos variáveis, previsões de entradas de dinheiro, previsão de investimentos necessários resultantes do normal decorrer da atividade, obrigações fiscais, necessidades legais para estar em conformidade com as zonas geográficas em que atua a empresa.

 

Plano operacional

O plano operacional pretende ser um esquema ou cronograma claro de como os recursos são aplicados, nomeadamente o marketing:

 Como se pretende divulgar a empresa no mercado (segmentos indicados acima), e como entregar os produtos/serviços da forma mais acertada face ao mercado e aos recursos disponíveis. 

Esta fase do plano de negócios pode prever alterações às operações de acordo com o income previsto ou operações necessárias de forma sazonal. 

Pode incluir a sua estratégia de sustentabilidade ambiental para se posicionar enquanto empresa consciente das necessidades da sociedade atual. 

 

Plano de marketing 

De forma sucinta o que é um plano de marketing? É uma descrição detalhada dos produtos / ideia / serviços. Que em contexto de plano de negócios se espera já estar descrito nos pontos acima.

  • Objetivos SMART: Estes devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e definidos no tempo. 
  • Análise SWOT: Que pode tomar várias formas e ser um kick-off do plano de negócios, sendo apresentada logo no sumário executivo.
  • Estratégias de distribuição.
  • Estratégias de preço.
  • Estratégias de divulgação (comunicação e promoção).

 

História da empresa / dos empreendedores

Caso a empresa já exista a operar no mercado, faz todo o sentido apresentar resultados já alcançados. Isto justifica que o financiamento servirá para uma estratégia de crescimento, o que é um ponto a favor do projeto.

Histórico e experiência dos empreendedores faz particular sentido, caso esta informação seja fator diferenciador, identificado como vantagem competitiva pela experiência anterior ou enquadramento de formação.

Quanto mais informação for adicionada que corrobore, comprove ou valide as decisões tomadas ou assumidas ao longo do plano de negócios, melhor o poder de argumentação de quem o apresenta. Assim, é pertinente incluir estudos e análises que até já podem estar disponíveis no mercado por instituições como o INE, ou observatórios públicos de determinados setores, por exemplo. 

Considere incluir (mesmo que estes documentos sejam pagos, o investimento por é justificado):

  • Estudos de mercado
  • Previsões de evolução dos mercados financeiros
  • Previsão de evolução da situação socioeconómica
  • Estudos da concorrência
  • Cópias de contratos de aluguer de espaços ou comprovativos de compra de materiais
  • Patentes ou outros registos de marca e sinalética
  • Contratos e acordos já realizados com parceiros e fornecedores.
  • Balanços da atividade já desenvolvida pela empresa

     

Business Model Canvas

O Modelo Business Model Canvas tem sido instituído como modelo para uma avaliação sucinta e gráfica desta informação que referimos neste artigo. Pode retirar templates de vários websites, nomeadamente: IAPMEI.

Esta é uma forma estruturada que lhe permite dar o “pontapé de saída” no seu plano de negócios, eliminando à partida o “medo da folha em branco”. Este modelo consiste nos seguintes tópicos:

  • Valor acrescentado 

O que pretende oferecer ao seu mercado? O que o distingue da concorrência?

  • Segmento de clientes 

Quem são os seus clientes de forma sistematizada. Um erro clássico é dizer que queremos atingir todas as pessoas do mercado português. Isso pode ser entendido como falta de estratégia. 

  • Canais de distribuição

Onde o seu produto vai estar disponível para aquisição / compra / renting, etc.

  • Relação com cliente 

Como sabemos a relação com o cliente e a sua satisfação são cruciais atualmente para o sucesso de uma empresa ou projeto. Importa aqui referir como pretende estabelecer a comunicação com ele e como pretende aferir a satisfação dele com a empresa/produto/serviço.

  • Atividade chave

Qual a sua atividade principal? Sabemos que um produto pode ter vários subprodutos e elementos laterais, mas importa ser claro sobre o core business.

  • Recursos-chave

 Os recursos referem-se a tudo o que a empresa precisa para operar: pessoas, equipamentos e dinheiro. Assim, que os seus recursos humanos, técnicos e financeiros disponíveis (já investidos ou previstos).

  • Parcerias-chave

Quem são as empresas com quem precisa de se relacionar? Parceiros, produtores, fornecedores, entidades de apoio ao marketing e comunicação, etc. 

  • Fonte de receita

Qual a principal fonte de receita e a que % do todo corresponde. Importa identificar também as fontes de receitas paralelas, ou seja, dos subprodutos, ou serviços secundários, que normalmente correspondem a uma % mais reduzida da receita total da empresa.

  • Estrutura de custos

Liste pormenorizadamente os seus custos fixos (rendas, seguros, ordenados, etc) e os seus custos variáveis (consumíveis, luz, água, combustível, água, etc).

 

Quanto maior o detalhe, maior o conhecimento sobre o negócio e o mercado, logo melhor a credibilidade da apresentação e do plano de negócios, maior a probabilidade de ser considerado como um bom investimento.

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