Semana 4 dias

Semana de 4 dias: liberdade e produtividade

03/04/2024

Mais do que uma mudança nas operações, a semana de 4 dias é um compromisso com o bem-estar e qualidade de vida dos seus colaboradores. E é também uma oportunidade extraordinária para se focar em resultados em vez de contabilizar as horas trabalhadas!

Em que consiste a semana de 4 dias de trabalho?

Como funciona a semana de 4 dias de trabalho?

A semana de 4 dias de trabalho já existe em Portugal?

Quais são as regras do Código do Trabalho?

Semana 4 dias: benefícios para os trabalhadores

Semana 4 dias: benefícios para as empresas

Deve implementar uma semana de trabalho de 4 dias na sua empresa?

Como implementar a semana de trabalho de 4 dias?

 

Em que consiste a semana de 4 dias de trabalho?

Consiste numa redução do formato tradicional de trabalho de 5 para 4 dias por semana, sem perda de remuneração. O objetivo é conceder mais tempo aos trabalhadores para lazer e assuntos pessoais e, em consequência, aumentar o nível de motivação na execução das tarefas profissionais. Para as empresas, as vantagens também são óbvias: equipas mais motivadas, com maior índice de satisfação e produtividade.

 

Como funciona a semana de 4 dias?

Em Portugal, o chamado “horário concentrado” mantém as 40 horas de trabalho semanais, aumentando o número de horas diárias nos dias em que se trabalha. Na prática, os colaboradores trabalham mais horas em cada um dos 4 dias, para compensar a redução.

Então… reduzir a semana de trabalho para quê?

Para alcançar o máximo de produtividade! E isso porque alguns estudos confirmam que os trabalhadores não são 100% produtivos durante as 8 horas diárias, e a explicação é simples: para alcançar o máximo de produtividade, o ser humano tem de manter um equilíbrio saudável entre sua vida profissional e pessoal, cuidar da sua saúde mental e encontrar satisfação nas tarefas que realiza.

 

A semana de 4 dias já existe em Portugal? 

Sim, algumas empresas aderiram ao Projeto-Piloto Semana de Quatro Dias em Portugal e mostraram-se bastante satisfeitas com o modelo: 95% das cerca de 40 empresas aderentes, avaliaram de forma positiva esta experiência que começou em junho de 2023 e decorreu durante 6 meses. O relatório final indica também que os trabalhadores ficaram satisfeitos com os ganhos em termos de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar.

 

Quais são as regras do Código do Trabalho?

O Código do Trabalho apenas define os limites máximos do período normal de trabalho, que não podem exceder 8h por dia e 40h por semana. Porém, está previsto o “horário concentrado” e a consequente possibilidade de se reduzir o número de dias em que se trabalha por semana. Neste cenário, se considerarmos um período de trabalho normal semanal de 40h, o trabalhador terá de trabalhar 10h por dia em vez de 8h, na semana de 4 dias. De resto, não há mudanças a nível de rendimentos, baixas ou contabilização de tempo de serviço e de descontos para a Segurança Social. 

 

Semana de 4 dias: benefícios para os trabalhadores

A semana de 4 dias de trabalho em Portugal pode trazer vários benefícios significativos para os trabalhadores. Entre eles:

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Com um dia extra de folga por semana, os trabalhadores conseguem equilibrar melhor a vida pessoal e profissional porque ficam com mais tempo para passar com a família e amigos e/ou para se dedicarem a hobbies e atividades do seu interesse.

Melhoria da saúde física e mental

Menos um dia de trabalho é o suficiente para reduzir o stress e as preocupações associado ao trabalho excessivo. É também uma forma de se ganhar hábitos saudáveis, como exercício físico, e ainda recarregar as energias e cuidar do bem-estar do corpo e mente.

Aumento da produtividade

A redução do tempo de trabalho pode aumentar a produtividade porque trabalhadores mais descansados e motivados costumam ser trabalhadores mais satisfeitos, mais eficientes e concentrados nas suas tarefas profissionais.

semana de trabalho 4 dias

 

 

Semana de 4 dias: benefícios para as empresas

A implementação da semana de 4 dias de trabalho também pode trazer diversos benefícios para as empresas. Entre eles:

 

Redução de custos operacionais

Menos dias de trabalho resultam em menos custos para as empresas, pois é possível poupar em energia, água, manutenção de instalações e deslocações, além de que também se reduzem as despesas com recrutamento e formação devido à menor rotatividade de pessoal.

 

Aumento da produtividade

Colaboradores mais descansados e mais felizes, tendem a ser mais produtivos, o que pode promover o crescimento económico das empresas.

 

Redução do absenteísmo

Com mais tempo para recarregar energias, os colaboradores ficam menos propensos a faltar, o que reduz o absenteísmo e rotatividade.

 

Melhoria da satisfação dos colaboradores

Ao demonstrarem preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida dos seus colaboradores, as empresas conseguem melhorar substancialmente os níveis de satisfação que, como se sabe, estão diretamente ligados ao sucesso organizacional.

 

Maior capacidade de atração e retenção de talentos

Oferecendo uma semana de 4 dias de trabalho, as empresas surgem com um diferencial que contribui para a atração e retenção de talentos.

 

Diminuição do impacto ambiental

Com a redução de deslocações e consumo de água e energia, as empresas ainda reduzem a pegada ecológica de cada colaborador.

 

Nesse caso… deve implementar uma semana de trabalho de 4 dias na sua empresa?

Bom, isso depende do setor de atuação, das necessidades da sua empresa e dos desejos dos colaboradores. Por exemplo, empresas de retalho como supermercados, podem não conseguir adotar uma semana de 4 dias de trabalho, ao passo que empresas tecnológicas podem experimentar este modelo para aumentar a produtividade. Em todo o caso, antes de implementar a mudança, analise cuidadosamente os impactos, considerando os benefícios e desafios para a empresa e seus colaboradores.

 

Como implementar a semana de trabalho de 4 dias?

  1. Planeie cuidadosamente a estratégia de implementação da semana de 4 dias de trabalho.
  2. Mude a política da empresa de forma a focar-se nos resultados e não no número de horas trabalhadas.
  3. Garanta que todas as tarefas semanais podem ser concluídas em 4 dias.
  4. Comunique com clareza o novo modelo de trabalho a todos os colaboradores.Introduza um plano de trabalho com a designação das tarefas e resultados esperados.
  5. Defina métricas claras e precisas para as suas equipas e estabeleça prazos.
  6. Certifique-se de que os profissionais têm as competências certas para as funções e receberam formação adequada.
  7. Monitorize o impacto da mudança, ajustando o modelo conforme necessário para garantir o sucesso da implementação.

 

Ao oferecer uma semana de trabalho mais curta, está a investir no bem-estar das equipas.

Agora só falta alinhar os seus esforços com os nossos serviços:

Juntos, podemos criar um ambiente de trabalho mais humano, onde os valores de saúde, equilíbrio e felicidade são colocados em primeiro plano.

Não perca os nossos conteúdos

Receba em primeira mão os nossos posts diretamente no seu e-mail