pessoas felizes a trabalhar

As 10 principais tendências de RH para 2024

18/12/2023

As tendências resultam sempre de análises que enquadram os múltiplos fatores que podem fazer evoluir um determinado sector. Seja uma indústria, seja uma área da gestão é para perspetivarmos melhor o nosso trabalho futuro que as tendências de RH aqui estão.

Vamos abordar as tendências de RH para 2024 a dois níveis: os desafios que se colocam no dia a dia no departamento dos recursos humanos e as linhas de evolução da gestão de pessoas dentro das organizações.  

 

À medida que as organizações enfrentam os desafios e as oportunidades apresentados por um cenário em mudança, é crucial que os profissionais de RH se mantenham atualizados com as tendências e adaptem as suas práticas em conformidade. Ao aproveitar estas tendências de forma eficaz, as empresas podem criar um ambiente de trabalho positivo, atrair os melhores talentos e aumentar a produtividade.

 

Desafios do dia a dia dos Recursos Humanos 

As tendências de RH para 2024 traduzem bem a capacitação das áreas de Recurso Humanos para um papel cada vez mais influente no desenvolvimento da cultura organizacional e no sucesso das empresas.

 

Utilização da inteligência artificial e tecnologia

A transformação digital chegou e cada vez com mais, empresas que não adiram, nas suas dinâmicas internas das organizações, correm o risco de ficar para trás. Aos recursos humanos, acresce a importância de contribuir para a entrada das empresas na atual era digital. 

A utilização da Inteligência Artificial vai progressivamente libertar a área dos Recursos Humanos do trabalho burocrático. Esta é uma conquista importante que iremos ver cada vez mais integrada nos processos internos, ao longo de 2024. 

A IA e o conjunto de tecnologias ao dispor das empresas vão contribuir cada vez mais para a automatização de processos, como o recrutamento, para uma melhor análise das performances e das dinâmicas internas de avaliação

Data-driven será uma expressão cada vez mais significativa. O uso das análises permitidas pelos diferentes softwares só tem como limite o nível crescente de participação dos RH na dinâmica operativa e cultural da organização e o interesse em conhecer melhor os colaboradores, permitindo-lhes uma autoavaliação com resultados no seu desempenho.

Uma das vertentes mais importantes do uso das tecnologias é que elas permitem tornar os processos mais transparentes e mais equitativos para todos os intervenientes: os gestores e os colaboradores, aumentando a confiança na empresa e na marca

 

Cultura organizacional e desenvolvimento

Mais liberta do trabalho burocrático, a tendência nos Recursos Humanos permite uma intervenção cada vez mais intensa no desenvolvimento da organização.  

Com utilização intensiva de dados, os Recursos Humanos, vão poder trabalhar as diferentes vertentes da cultura organizacional, ativando uma melhor adequação do talento às funções, avaliando desempenhos com mais transparência, recrutando com mais eficácia, comunicando mais acertadamente, conhecendo cada vez melhor os colaboradores e a sua experiência interna.

Num mundo caracterizado por uma mistura crescente das competências requeridas para os diferentes níveis de funções dentro das empresas, este papel dos Recursos Humanos será crucial para o desenvolvimento do colaborador e para a performance global da empresa.

 

Talento e desenvolvimento pessoal

Se as tecnologias e a IA nos permitem uma melhor acuidade no recrutamento externo, elas podem também ajudar a descobrir os talentos escondidos dentro da própria empresa, com ganhos significativos para a performance empresarial e para uma maior gratificação dos colaboradores que poderão atingir um desenvolvimento pessoal mais recompensador.

O desafio de 2024 está à vista. E a missão dos Recursos Humanos torna-se cada vez mais atrativa e mais importante no quadro das organizações.

 

Qualidade a todos os níveis da gestão dos recursos humanos

Se quisermos reunir as tendências que se apresentam para a gestão dos Recursos Humanos, a palavra-chave vai ser a qualidade.

Qualidade que resulta numa melhor prestação dos colaboradores. Que, tendencialmente, irá resultar numa melhoria da performance da empresa, qualidade para a experiência do colaborador respondendo aos desafios que as novas condições de trabalho permitem.

 

Gamification 

A utilização das técnicas dos jogos vai ser cada vez mais utilizada na formação. Uma formação que será ela própria cada vez mais constante.

Está provado que as dinâmicas dos jogos permitem uma melhor interação com os conteúdos a adquirir. São adaptados às capacidades de cada nível, promovendo a alegria da realização e não o descontentamento. São mais eficazes dada a progressão dos níveis de dificuldades o que resulta numa satisfação pela capacidade conquistada de ultrapassar os desafios e, por último, promovem um envolvimento positivo na dinâmica da aprendizagem. 

Mais do que cumprir uma obrigação, a formação torna-se num elemento positivamente desafiador para o grupo e para o indivíduo.

 

Diversidade e inclusão

No mundo do trabalho, a diversidade tem hoje muitas formas:

  • Diversidade cultural pela riqueza trazida por colaboradores de diversas origens e com experiências diferentes o que aumenta o potencial criativo e de resolução de problemas.
  • Diversidade nas formas de trabalho. Flexibilidade e mobilidade andam a par e passo. O trabalho remoto e a presença no escritório, ou entre as competências cada vez mais abrangentes para funções, elas próprias, mais fluidas. Não basta ser especialista, é preciso ter uma visão generalista.
  • Diversidade pela inclusão. Pela aceitação das diferenças e dos limites que levam tantas vezes ao crescimento de outras capacidades e que põem em relevo a singularidade de cada um.

Aqui o papel da gestão dos Recursos Humanos é fundamental para capacitar a própria organização à adaptação necessária e para integrar na cultura empresarial os elementos que permitam a todos sintonizarem-se, sem medo, com a diversidade. 

As tendências RH apontam para um futuro do trabalho cada vez mais flexível. Precisamos de assumir esta tendência pois, ao contrário da tradição, é na diversidade e na inclusão que vamos encontrar a solução para a qualidade global, pretendida por todos.

 

Qualidade de Vida e Experiência do Colaborador

Uma das tendências mais relevantes para o futuro e, certamente que não será só para 2024, é a procura do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Cada vez mais importante para as novas gerações que chegam ao mercado de trabalho, a qualidade vai fazer-se sentir através de uma experiência do colaborador que é vista e trabalhada holística mente e que procura um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, esbatendo as diferenças tradicionais entre estas duas dimensões

Exigindo uma maior flexibilidade na utilização do trabalho remoto, na definição clara das responsabilidades que, progressivamente, serão fruto de um trabalho colaborativo que transforma o cumprimento de tarefas em busca de soluções, o colaborador passa a ser um agente ativo da performance e do sucesso da empresa.

Uma qualidade requerida também ao nível dos valores e do propósito da empresa e da marca que se pretendem sejam sentidos na forma como a organização enquadra, exige, forma e retribui, o trabalhador e a comunidade.

Hoje não basta um salário, são necessárias diferentes formas de retribuição e de envolvimento porque só pessoas felizes estão dispostas a dar o seu máximo.

 

“Muitas das fronteiras que antes definiam a estrutura do trabalho foram desmanteladas. Agora, os limites que permanecem estão muito mais focados na dinâmica humana e na forma como as pessoas interagem e se envolvem com o trabalho.” - Chris Ernst, CLO, Workday

Não perca os nossos conteúdos

Receba em primeira mão os nossos posts diretamente no seu e-mail