cheque prenda

Cheque prenda - um fator de motivação a usar mais vezes

21/12/2023

Vamos falar do cheque prenda, ou cartão presente, do que este pode significar enquanto atitude da empresa face aos seus colaboradores e dos benefícios que daí podem advir para todos

 

O que é o cheque prenda?

O cheque prenda, ou cartão presente, é uma forma de disponibilizar um benefício pontual aos colaboradores, permitindo que eles disponham de valor pré-definido a gastar numa rede de estabelecimentos variada.

Sabemos hoje que a motivação e o empenho dos colaboradores são essenciais para atingir tanto os objetivos empresariais como o sucesso e o bem-estar individuais. Por isso, este benefício é muito usado como ferramenta de motivação das equipas ou de reconhecimento por objetivos atingidos, funcionando como um fator de feedback positivo face ao trabalho desenvolvido.

Um cheque prenda ou um cartão presente oferecido ao colaborador que se destacou é sempre bem-vindo. Ele simboliza o reconhecimento da empresa e a atenção que esta presta ao trabalho dos seus diferentes colaboradores, contribuindo assim para um melhor entrosamento entre a gestão e as diversas equipas.

A utilização do cheque pode fazer parte do sistema de incentivos da empresa, ou ser utilizado para celebrar ocasiões especiais, como o Natal, o aniversário da empresa ou o aniversário do colaborador. Pode também ser utilizado como uma surpresa que reconhece os objetivos atingidos quer individualmente quer pelas equipas, funcionando como uma espécie de prémio inesperado.

 

Como funciona o cheque prenda?

Um cheque prenda, um voucher prenda ou um cartão presente são nomes diferentes para um mesmo benefício:  a possibilidade de se gastar uma determinada quantia dinheiro na rede de parceiros a que ele está alocado. Uma determinada quantia é alocada a um cartão, a um cheque ou a um voucher permitindo que o seu destinatário compre o que quiser na rede a que pertence a prenda recebida.

 

Vantagens deste benefício para os colaboradores?

O grande benefício para os colaboradores reside no facto de eles poderem escolher o que quiserem, dentro da rede de parceiros a que o cheque ou o cartão pertencem.

É sempre tão difícil encontrar a prenda certa para cada colaborador ou para cada nível da hierarquia empresarial ou das equipas que se quer presentear, que a solução do cheque prenda é cada vez mais escolhida para estes fins.

 

Vantagens fiscais do cheque prenda: para a empresa e para os colaboradores

Este benefício tem ainda algumas vantagens fiscais para os colaboradores e para as empresas, desde que seja de utilização múltipla (Vale de Finalidade Múltipla -VFM) e não regular.

No caso dos cheques considerados Vale de Finalidade Múltipla não há lugar a pagamento de IVA aquando da sua aquisição nem quando forem entregues aos trabalhadores.

Para os colaboradores, o cheque está equiparado a bens em espécie, estando isentos de IRS e de retenção na fonte, sendo unicamente englobados na declaração de rendimentos que a empresa é obrigada a fornecer.

Desde que os vouchers ou cheques prenda não tenham carácter regular as empresas não pagam TSU e podem, se os mesmos forem atribuídos a todos os colaboradores, equipará-los a gastos como as festas de Natal ou outros quaisquer eventos empresariais. Se o cheque oferta for considerado como rendimento de trabalho, será dedutível para efeitos de determinação do resultado tributável.

Não perca os nossos conteúdos

Receba em primeira mão os nossos posts diretamente no seu e-mail