Calendário feriados 2023

Calendário de feriados 2023 – datas especiais para RH

13/01/2023

Com a entrada do novo ano, começa a necessidade de os profissionais de recursos humanos organizarem o calendário das empresas. Seja para organizar as férias dos colaboradores, seja para assinalar o calendário de feriados 2023 em Portugal e pontes do ano ou datas importantes da empresa. 

A importância dos Recursos Humanos 

Os profissionais de recursos humanos são responsáveis por diversas tarefas dentro de uma organização. Procurar garantir o bem-estar físico e emocional, a produtividade e a motivação dos colaboradores são algumas delas.

Como são várias as suas responsabilidades, a organização e planeamento de datas é indispensável para evitar erros e garantir o cumprimento de prazos.

Para este efeito, preparamos um calendário de feriados 2023, bem como várias datas comemorativas importantes, de modo a ficarem assinaladas e assim facilitar o trabalho dos profissionais de RH. 

 

Calendário de Feriados 2023 em Portugal 

Em Portugal, existem três tipos de feriados, os obrigatórios, de caráter nacional onde estão incluídos os religiosos, os municipais, limitados à área geográfica do município e os facultativos, que dependem de aprovação do Governo ou das empresas. 

 

Calendário de Feriados 2023 obrigatórios 

Este ano vamos contar com 13 feriados, 10 em dias úteis e 3 ao fim-de-semana. Dois deles à segunda, dois à sexta e quatro pontes, veja só:

Data Feriado  Dia da Semana
1 de janeiro  Ano Novo  Domingo
7 de abril  Sexta-feira Santa  Sexta-feira
9 de abril  Páscoa Domingo 
25 de abril  Dia da Liberdade  Terça-feira
1 de maio  Dia do Trabalhador  Segunda-feira 
8 de junho  Corpo de Deus  Quinta-feira
10 de junho  Dia de Portugal  Sábado
15 de agosto Assunção de Nossa Senhora  Segunda-feira 
5 de outubro  Implantação da República  Quinta-feira
1 de novembro  Dia de Todos os Santos  Quarta-feira
1 de Dezembro  Restauração da Independência Sexta-feira
8 de Dezembro Dia da Imaculada Conceição  Sexta-feira 
25 de dezembro  Natal  Segunda-feira

 

Calendário de Feriados 2023 facultativos e municipais 

Em Portugal, apenas existe um feriado facultativo, o Carnaval. Este dia aparece sinalizado no calendário civil como celebração, dependendo do governo e das empresas decidir se dão o dia de descanso aos colaboradores ou não. 

Os feriados municipais, apenas podem ser usufruídos, por quem trabalha nos municípios em questão. Os Santos Populares são exemplo disto, no dia 13 de junho, dia de Santo António, é feriado em Lisboa e os seus habitantes têm direito a este dia. Já no Porto os seus habitantes usufruem do feriado no dia 24 junho, dia de São João

 

Datas comemorativas para RH

Janeiro

Blue Monday - dia 16 

A Blue Monday ou segunda-feira azul, é considerado ser o dia mais triste do ano, caracterizado por grandes níveis de tristeza e depressão. Este dia não tem data fixa, calhando na terceira segunda-feira do mês de janeiro, que este ano é dia 16 de janeiro. 

Este dia é considerado o mais triste do ano devido ao mau tempo, à inexistência de feriados e datas especiais e alguns constrangimentos financeiros pós épocas festivas 

Dado o impacto no bem-estar dos indivíduos, este dia deve estar assinalado no calendário dos profissionais de RH, de forma a tentar combater os seus efeitos. No Brasil por exemplo, o mês de janeiro é dedicado por inteiro à saúde mental, sendo importante que, pelo menos neste dia, o tema seja abordado. 

Para além do reforço informativo dado aos colaboradores sobre a importância da saúde mental, os RH podem também dinamizar atividades mais simples com foco no conforto por exemplo. Algumas ideias são por exemplo a organização de um pequeno lanche ou a oferta de chocolate-quente. 

 

Fevereiro 

Dia dos namorados - dia 14 

O dia de São Valentim, mais conhecido como o Dia dos Namorados, é o dia em que celebramos o amor. Existem formas simples de celebrar este dia pelos RH, organizando pequenas atividades como:

Concursos: poemas, fotos, decorações, a melhor sugestão de como celebrar este dia, etc.

Prémios: oferta de um jantar/almoço, oferta de uma ida ao cinema, um vale spa, etc.

 

Carnaval - dia 21

O Carnaval, como já referido, não é um feriado obrigatório. Por isso, é uma data comum de férias de colaboradores com filhos, devido à interrupção letiva de 3 dias. 

Para os RH, esta data tem potencial comemorativo dentro da empresa, uma vez que é uma época caracterizada por festa e alegria. Desde decorações no escritório a concursos de máscaras, é possível dinamizar a esta época do ano, tendo sempre atenção ao perfil dos colaboradores.

Para empresas que não considerem este dia como feriado, é também uma opção, fazer do dia de Carnaval um family day”, permitindo que os colaboradores levem os filhos para o trabalho. 

 

Março

Dia internacional da Mulher - dia 8 

Este dia de homenagem às mulheres, reconhece os progressos, reforça a importância da igualdade de género e a necessidade de continuar o trabalho na melhoria dos direitos das mulheres. 

É uma data que não deve passar despercebida pelos RH, devendo ser assinalada dentro das organizações. Algumas sugestões de atividades são:

  • Participação (ou até criação) de eventos e debates sobre o tema dentro da organização;
  • Criar um mural de “dedicatórias” onde os colaboradores escrevem um pequeno texto dirigido a pelo menos uma mulher que seja importante nas suas vidas;
  • Distribuir (previamente) material informativo sobre exposições, eventos, etc., dedicados ao Dia da Mulher ocorrentes na área geográfica da empresa;
  • Criar uma lista de conteúdos relacionado com o empoderamento feminino (filmes, livros, músicas por exemplo) e partilhar com os colaboradores;

 

Dia do Pai - dia 19

O Dia do Pai celebra-se a 19 de março. Em 2023, este dia celebra-se a um domingo. Por não ser um feriado e calhar num fim de semana, é provável que este dia passe despercebido no contexto organizacional. Porém, devido ao peso que a família tem na vida dos colaboradores e ao pouco tempo que estes têm juntos, é importante que os RH assinalem este dia. 

Uma sugestão para celebrar este dia, é oferecer aos colaboradores vouchers com experiências para estes desfrutarem com os pais ou com os filhos. Estas experiências podem ser:

  • Workshops;
  • uma ida ao cinema;
  • um almoço/jantar;
  • bilhetes para museus/exposições;
  • uma aula de surf/mergulho. 

Uma outra sugestão, com menor custo para RH, é criar uma proposta de atividades para os colaboradores realizarem neste dia como por exemplo um piquenique e sugerir opções de menu. Ou então um passeio com sugestões possíveis de locais ou trilhos a realizar. 

 

Abril 

Páscoa - dia 9

A Páscoa é um feriado religioso. Em algumas regiões de Portugal, a Páscoa é celebrada não só no domingo, mas também na segunda-feira seguinte, podendo este dia ser feriado municipal.

O coelho da Páscoa, os doces, as amêndoas e os chocolates, estão associados a esta época festiva. 

Para o RH, esta perspetiva é a mais fácil de retratar em contexto organizacional. Algumas sugestões são:

  • Oferta dos doces tradicionais desta época no escritório;
  • Organização de eventos para os filhos dos colaboradores ou até para os colaboradores em si (dependendo da cultura de cada organização) como por exemplo uma caça aos ovos;
  • Decorações temáticas no escritório.

 

Maio 

Dia da mãe - dia 7

No primeiro domingo do mês de maio celebra-se o Dia da Mãe. Em 2023, ocorre no dia 7 de maio. Grande parte das pessoas passa mais tempo no trabalho do que com a família. Mostrar que a organização valoriza o papel da família, é uma forma de contribuir para o bem-estar e a motivação dos colaboradores.

Para este dia, a sugestão passa por realizar dinâmicas idênticas às sugeridas anteriormente para o Dia do Pai, promovendo o convívio em familia. 

 

dia da mãe

 

Dia Mundial da Hipertensão Arterial - dia 17

As doenças cardiovasculares são atualmente a principal causa de morte em Portugal. O Dia Mundial da Hipertensão arterial é assinalado para aumentar a sensibilização relativamente ao tema e incentivar ao diagnostico e prevenção desta doença.

É importante que as empresas, procurem incentivar os seus colaboradores a preocuparem-se com a sua saúde. Isto pode ser feito através de:

  • Comunicações informativas que salientem a importância da prevenção;
  • Reforço das consultas de medicina no trabalho;
  • Conversas com profissionais por exemplo sobre a importância da alimentação na saúde cardiovascular. 

 

Junho 

Dia do Orgulho LGBT - dia 28 

Cada vez é mais importante promover ambientes corporativos que promovam a diversidade e a inclusão. Este dia celebra a procura por uma sociedade livre de preconceitos, onde todos os indivíduos são tratados de forma igual independentemente do seu género e orientação sexual. 

Para os RH é importante salientar que a cultura das suas empresas tem por base o respeito e a inclusão. Algumas sugestões de iniciativas são: 

  • Oferecer a manhã/tarde aos colaboradores para participarem em marchas/eventos do dia;
  • Dedicar uma parte do dia a eventos informativos/educativos sobre o tema;
  • Facultar uma “caixa de perguntas” (previamente) onde os colaboradores podem expor as suas dúvidas sobre o tema ou questões que desejam ver abordadas;
  • Decorações também são uma opção. 

Em alguns países, junho é considerado o Pride Month, sendo interessante alargar estas atividades ao mês inteiro a não apenas a um único dia. 

 

pride month lgbtq

 

Julho e Agosto

Julho e agosto são os meses de verão, em que grande parte dos colaboradores tira férias. 

Para os colaboradores que não vão de férias, é  importante ter iniciativas que ajudem à motivação no trabalho nesta altura do ano, como por exemplo:

  • Oferecer a tarde de sexta-feira durante estes 2 meses;
  • Escolher um dia da semana em que se realiza um cocktail break;
  • Criar uma comunicação interna periódica, com os eventos gratuitos e pagos que se irão realizar nesta altura do ano na localização geográfica da empresa;

 

Setembro 

Setembro Amarelo - mês da prevenção contra o suícidio 

O mês de setembro é assinalado mundialmente como “Setembro Amarelo” no âmbito do dia Mundial da prevenção contra o suicídio celebrado dia 10. A OMS reconhece o suicídio como uma prioridade de saúde pública e Portugal apresenta uma taxa acima da média global no que toca a mortes por suicídio. 

A promoção da saúde mental, não é apenas uma tendência é também uma necessidade dentro da cultura empresarial e cabe em parte aos profissionais de RH de promoverem atividades neste âmbito como por exemplo:

  • sessões com profissionais sobre o tema;
  • divulgação de materiais informativos;
  • oferta de consultas com um psicólogo.

 

Outubro 

Dia mundial do animal - dia 4

Estima-se que 54% das habitações portuguesas tenham pelo menos um animal de estimação. Cada vez mais, a felicidade dos portugueses está associada, em parte, à existência de um animal nas suas vidas. Por isso, é importante que os RH reconheçam este elemento da família dos colaboradores e assinalem o seu dia. 

Uma sugestão, seria abrirem as portas do escritório, neste dia, aos animais de estimação dos colaboradores. Como isto não é possível em todas as empresas, sugerimos também:

  • Organizar um evento (um piquenique por exemplo) com os diversos animais de estimação;
  • Horas de almoço prolongadas para os colaboradores que morem perto do escritório poderem ir ver os seus animais (alargando esta medida ao resto do ano);
  • Oferecer um voucher para ser gasto em artigos para animais.

 

Dia mundial da saúde mental - dia 10

A nível Europeu, Portugal encontra-se em 2º lugar no que toca ao país com mais problemas no âmbito das perturbações psiquiátricas. Como já mencionado, este dia é uma data importante para os profissionais de RH de darem continuidade às atividades realizadas no mês anterior, mas desta vez abrangendo a saúde mental como um todo e não apenas focando o suicídio.  

 

Outubro Rosa - mês da prevenção para o cancro da mama

Estima-se o cancro da mama seja o cancro mais frequente em Portugal, afetando milhares de mulheres e homens também. Em outubro celebra-se a prevenção para este cancro e os RH podem aproveitar este mês para:

  • Incentivar ao rastreio;
  • Fornecer materiais informativos;
  • Participar em iniciativas e eventos como por exemplo corridas/caminhadas realizadas neste âmbito;

 

Novembro 

Novembro Azul - mês de prevenção para o cancro da próstata 

À semelhança de outubro, novembro é um mês de prevenção, desta vez para o cancro da próstata. Este é o cancro mais comum nos homens e estima-se que com o passar do tempo a quantidade de indivíduos afetados aumente. Neste mês, podem-se realizar iniciativas semelhantes ao mês de outubro, mas desta vez com o foco na consciencialização e rastreio precoce para este cancro.  

 

Dia de São Martinho

Mais conhecido como o dia das castanhas, este é o dia em que se celebra a lenda de São Martinho. Num ambiente de escritório, esta data é simples de se assinalar, podendo ser organizado um momento de convívio entre os colaboradores em que lhes é oferecido castanhas assadas

feriados 2023 e datas comemorativas - são martinho

 

Dezembro 

Natal e Ano Novo 

O último mês do ano é o mês com mais pontes e feriados e com maior espírito festivo. É também um mês comum de férias dos colaboradores que querem aproveitar o fim do ano para descansar e estar com a família. Algumas sugestões para esta época são:

  • Decorações no escritório no geral ou numa temática mais individualizada organizar um concurso de decoração de secretárias;
  • Almoço/Jantar de Natal com todos os colaboradores;
  • Atividades de troca de prendas entre colaboradores;
  • Oferta de cabazes ou lembranças aos colaboradores;

 

O que achou das nossas sugestões para o calendário de feriados 2023 para este ano? 

Contacte-nos e dê a sua opinião. E se ainda não tem o seu calendário de feriados 2023, pode descarrega-lo através deste formulário

Não perca os nossos conteúdos

Receba em primeira mão os nossos posts diretamente no seu e-mail