equipa abraçada

Team Building: 10 ideias para dinamizar a sua equipa

19/09/2023

Muitas empresas escolhem adotar estratégias que envolvem atividades de team building, cujo propósito é fortalecer os laços entre os colaboradores e criar um ambiente de trabalho mais relaxado.

Um dos maiores desafios enfrentados pela gestão de pessoas profissionais de Recursos Humanos, é conseguir manter os colaboradores produtivos e motivados na organização e com as suas equipas.

A transição do trabalho presencial para o teletrabalho acabou por aumentar a distãncia entre os colaboradores e a empresa, tornando ainda mais desafiante o trabalho da gestão de pessoas, ao tentar garantir equipas unidas e conectadas.

Para evitar que o desempenho dos colaboradores seja afetado e manter as equipas motivadas, torna-se essencial investir em atividades recreativas, seja no local de trabalho, em locais externos ou até mesmo em formatos online.

Neste artigo vamos abordar algumas dessas atividades:

  • O que é o Team Building?

  • Porque apostar em atividades de Team Building?

  • Vantagens das atividades de Team Building

  • 10 ideias de atividades de Team Building

 

O que é o Team Building?
 

Traduzindo, e no seu sentido literal, team building significa “construção de equipas”.
 

Este termo na prática, define o tipo de atividades usadas para criar um ambiente de trabalho mais leve, inclusivo e dinâmico.


Quando falamos em team building, falamos do conjunto de ações que têm como objetivo, melhorar o desempenho e a dinâmica das equipas, promover a integração entre colaboradores e aumentar a produtividade e motivação dentro das empresas.
 

As atividades de team building acontecem maioritariamente dentro do contexto laboral, podendo ser feitas no horário habitual de trabalho ou fora deste. Muitas vezes, estas atividades ocorrem fora dos escritórios e podem até implicar pequenas deslocações.
A gestão de pessoas deve ter sempre em atenção os aspetos internos das suas empresas, bem como os aspetos demográficos e psicográficos que distinguem os seus colaboradores e tornam as suas equipas únicas.

 

Porque apostar em atividades de Team Building?


Investir em atividades de team building, tem um impacto positivo na moral e cultura das empresas, no desempenho da equipa e nos resultados gerais da empresa.
 

Está comprovado que o team building promove uma maior proximidade entre colaboradores, o que acaba por reforçar a relação dentro das equipas e contribui para a existência de uma maior cooperação e integração no dia a dia corporativo.
 

Um ambiente de trabalho saudável e produtivo, beneficia tanto os colaboradores como as empresas como um todo. Além disso, atividades de team building podem muitas vezes ser vistas como “extras” muito valiosos no pacote de benefícios oferecidos pela gestão de pessoas e ajudar na atração e retenção de talentos.

 

Vantagens das atividades de Team Building?
 

Desenvolvimento de capacidades de liderança e criatividade
 

O team building pode ajudar a incentivar a inovação e a criatividade dos colaboradores. Ao desafiar os membros das equipas, estes são incentivados a pensar de maneira diferente e a procurar soluções criativas para os seus problemas.
 


Reforço do trabalho de equipa e cooperação


O team building ajuda os membros da equipa a conhecerem-se melhor, a construírem relacionamentos mais fortes e a desenvolverem senso de comunidade. Isto motiva a existência de ambientes de trabalho mais leves, integrados e positivos.
 


Aumento da motivação e confiança dos colaboradores
 

Ao participarem em atividades desafiadoras em conjunto com a equipa, os colaboradores criam laços entre si e aprendem a confiar uns nos outros, a confiar na equipa, a conhecerem-se individualmente e enquanto parte de uma equipa. As atividades de team building ajudam a quebrar barreiras de comunicação e promovem o bem-estar nas organizações.

 

Aumenta e melhora a produtividade
 

Uma equipa conectada e bem integrada é tendencialmente mais produtiva. Quando os colaboradores estão conectados, trabalham bem juntos, existe partilha de conhecimentos e experiências e consequentemente, encontram um senso de propósito comum.

 

Desenvolvimento de capacidades de comunicação e resolução de conflitos em contexto laboral
 

Alguns eventos de team building podem originar oportunidades para discutir e resolver conflitos de novas formas, não antes consideradas, de maneira construtiva. É aumentada a proximidade entre colaboradores ao promoverem um ambiente de trabalho saudável e produtivo, o que não só é benéfico para os próprios a nível pessoal como para as empresas.

 

Employer Branding
 

É de todo o interesse das empresas promover esforços que originem culturas organizacionais agradáveis, cativantes e motivantes para os colaboradores e não só. A cultura organizacional de uma empresa é, essencialmente, um espelho dos seus valores, comportamentos e ações.
 

Cada vez mais, a felicidade e bem-estar dos colaboradores de uma empresa são pontos fulcrais a ter em conta no processo de avaliação das empresas, tanto para potenciais talentos como atuais.
 

Investir em team building, é uma das formas de investir na motivação e felicidade dos colaboradores e ao mesmo tempo uma forma de os reter. Por si, também é uma forma de captar novos talentos.

 

Retenção de talentos
 

Como vimos nos pontos anteriores, ao investir em atividades de team building, sejam elas mais elaboradas e criativas ou mais simples e de fácil realização, a gestão de pessoas mostra que se preocupa com o desenvolvimento e o bem-estar dos seus colaboradores, o que, num processo de decisão, pode levar os melhores talentos a optar pela sua empresa.

Já o dissemos em artigos anteriores, colaboradores felizes são colaboradores motivados. Cada vez mais, o salário emocional tem maior impacto nas decisões dos indivíduos do que a remuneração. Por isso, procurar investir no mesmo, seja através de benefícios extrassalariais seja através de pequenas atividades, é sempre uma vantagem para a gestão de pessoas.

 

*inserir imagem*

10 ideias de atividades:
 

1- Workshops criativos 

Seja uma aula de pintura, de cerâmica ou até escultura, proporcionar aos colaboradores momentos em que estes podem experimentar um novo hobby e desenvolver o seu lado criativo, irá certamente beneficiar a sua equipa.
 

2- Escape rooms 

Cada vez mais popular em Portugal, este tipo de eventos ajuda a estimular a resolução de problemas em equipa. O objetivo? Escapar de uma divisão em equipa. Existem várias opções de “rooms” temáticas, interiores e exteriores.
 

3 - Voluntariado

Aliar a responsabilidade social da empresa ao team building também é possível. Basta juntar a equipa e escolher uma associação que vá ao encontro dos valores da empresa e promover um dia de voluntariado entre os seus colaboradores.
 

4 - Caça ao tesouro ou peddy paper 

Seja dentro ou fora do escritório, é sempre interessante organizar pequenas caças ao tesouro onde no fim, todos os colaboradores têm direito a uma recompensa pelo trabalho em equipa.
 

5 - Torneios desportivos 

Promover torneios desportivos é sempre uma boa opção. Para além de promover o exercício físico e prevenir o sedentarismo que, por vezes, está inerente no quotidiano no escritório, este tipo de team building tem a vantagem de se poder estender para lá de um evento único e poder durar períodos mais longos como por exemplo um mês.


6 - Exercícios de confiança 

No interior ou no exterior, apenas necessita de ter algum espaço. Pode sempre organizar pequenos exercícios ou jogos de confiança entre as equipas. O objetivo? Trabalhar a confiança que cada um tem com os seus colegas de equipa. Algumas ideias são “trust falls”, ou seja, desafios em que um colaborador está vendado e tem de confiar nos colegas, entre outros.
 

7 - Atividades no exterior

Para equipas mais aventureiras e dispostas a atividades físicas, atividades como arborismo, slide, rapel ou escalada, são boas opções.
 

8 - Experiência musical 

Porque não criar um hino para a sua empresa? E por que não serem os seus colaboradores a fazê-lo? Quem sabe, se não existem pessoas na sua equipa com talentos escondidos relacionados com a música ou algum instrumento específico.
 

9 - Happy-hour ou sunset

Uma das melhores formas de promover o convívio entre equipas é a organização de pequenos sunsets ou happy-hours no final do dia de trabalho. É interessante também, para além destes eventos organizar por exemplo workshops em que os colaboradores fazem as suas próprias bebidas.
 

10 - Karting

Mais uma atividade para as equipas aventureiras e fãs de adrenalina. São várias as opções em Portugal, tanto interiores como exteriores, onde pode organizar uma tarde de corridas para a sua empresa.

 

 

Não perca os nossos conteúdos

Receba em primeira mão os nossos posts diretamente no seu e-mail