Finanças

Image
irs jovem

Finanças

IRS Jovem: poupar hoje, prosperar amanhã

Além do benefício fiscal, o IRS Jovem é um regime especial que dá aos trabalhadores entre os 18 e os 30 anos, a oportunidade de aprenderem a administrar as suas finanças com independência e responsabilidade, cumprindo com a obrigação fiscal, mas ao mesmo tempo beneficiando de uma redução durante os 5 primeiros anos de descontos.

Continue a ler para esclarecer as suas dúvidas!

Ler mais
Image
Prazos IRS

Finanças

As submissões das declarações de IRS podem ser feitas a partir de dia 1 de abril.

Image
Recibos Verdes

Finanças

Se é um trabalhador independente em Portugal, os Recibos Verdes são uma parte essencial da sua vida financeira. Mas não precisa ser complicado!

Image
Calendário Fiscal 2024 para empresas

Finanças

O Calendário Fiscal 2024 é uma ferramenta essencial para empresas em Portugal. Neste artigo, exploraremos as principais obrigações fiscais para empresas em 2024, destacando as datas importantes e oferecendo insights sobre como se preparar para um ano fiscal bem-sucedido.

Image
TSU_imagem

Finanças

A Taxa Social Única é a contribuição dos colaboradores e das empresas para a Segurança Social que tem como objetivo financiar o pagamento das reformas e a proteção do colaborador se este ficar doente ou desempregado.

Image
orçamento de estado 2024

Finanças

O Orçamento do Estado 2024, foi aprovado, quarta-feira dia 29 de novembro de 2023, por uma maioria absoluta. Após a votação, o ainda primeiro-ministro, António Costa, sublinhou que "os portugueses vão ter, no ano de 2024, um orçamento que prossegue a trajetória de melhoria dos rendimentos, que promove o investimento e que protege o futuro".

Image
caneta e contas

Finanças

Neste artigo vamos esclarecer uma das tarefas mais pesadas da contabilidade empresarial, o fecho de contas. Apesar de hoje já ser muito facilitado pela existência de inúmeros softwares destinados a aligeirar os procedimentos contabilísticos.

Image
pagamento por conta

Finanças

O pagamento de impostos é uma obrigação de todos os contribuintes empresariais ou individuais. Além de uma responsabilidade fiscal eles fazem parte da responsabilidade social que a todos abrange, pois é através dos impostos que podemos contribuir para a sustentabilidade do Estado e do quotidiano da nossa sociedade.

Image
fundos de pensão

Finanças

A reforma é o início de uma nova fase na vida dos indivíduos. Após décadas de trabalho, poderá finalmente ter tempo para fazer todas as coisas que foram integrando a sua lista de desejos.

Image
mulher feliz a olhar para o computador

Finanças

Parece uma questão muito simples, e até, de certo modo, básica. Mas a realidade é que existem muitos detalhes sobre o recibo de vencimento que faz sentido rever, relembrar ou aprender, para não incorrer em enganos ou ilegalidades.

Image
pessoas felizes

Finanças

Reconhecemos que, por vezes, as nomenclaturas utilizadas em contexto de legislação laboral nem sempre são as mais facilmente apreendidas ou entendidas, como é o caso de "diuturnidades".

Image
salário mínimo 2024

Finanças

São várias as alterações no OE2024 a que temos assistido este ano. Desde o aumento do salário mínimo aos novos escalões de IRS, bem como o incremento dos valores de isenção fiscal nos subsídios, são alterações que impactam diretamente os colaboradores.

Image
orçamento do estado

Finanças

Todos os anos aguardamos as novidades que o Orçamento de Estado nos traz, neste caso em particular relativamente às tabelas IRS 2024.

Image
ppr plano poupança reforma

Finanças

Poupar para o futuro é atualmente uma das maiores preocupações dos portugueses. As atuais condições socioeconómicas vividas em Portugal e o crescente envelhecimento da população perante a baixa taxa de natalidade, tornam incerta a atribuição de pensão no momento da reforma.

Image
Moedas e calculadora

Finanças

Está consciente de todas as obrigações declarativas que preenchem o calendário fiscal 2023?

Image
mulher a fazer contas

Finanças

O Orçamento do Estado 2023 (OE 2023) traz novidades no que respeita a benefícios fiscais para as empresas. No relatório que acompanha o documento, o enquadramento destes benefícios é apresentado como uma forma de promover o investimento e estimular um ambiente de competitividade na economia.